Avaliação Psicopedagógica

Apoio  Psicopedagógica

Orientação Escolar/Vocacional

Intervenções em Grupo

 

 

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Avaliação Psicológica/Psicopedagógica

Neste processo, de carácter individual,  recolhe-se informação acerca do funcionamento psicológico e/ou capacidades cognitivas do individuo através da aplicação de testes.

Objectivos:

  • Avaliar e caracterizar os diferentes aspectos da personalidade
  • Avaliar o desenvolvimento Cognitivo-Intelectual
  • Reunir informações necessárias para a realização de um diagnóstico e delinear um plano de intervenção.

Destinatários: 

  • Crianças e Adolescentes: Esta avaliação surge quando há motivos de preocupação por parte dos pais ou agentes educativos, resultantes de sintomatologia/queixas/referenciações diversas, tais como dificuldades escolares, problemas comportamentais e de agressividade, problemas emocionais.
  • Adultos (serviço ainda não disponível)

 

Deve-se recorrer à Avaliação Psicológica para efectuar: 

  • Avaliação cognitivo-intelectual
  • Exame de personalidade e do desenvolvimento sócio-emocional (hiperactividade, agressividade, outros…)
  • Despiste de dislexia e de dificuldades de aprendizagem
  • Avaliação para ingresso antecipado no primeiro ano do ensino básico (Decreto Legislativo Regional nº22/2005/A, art9º) 
  • Avaliação de competências escolares
  • Orientação escolar e profissional
  • Realização de diagnósticos clínicos
  • Avaliação com vista à organização de processos de reforma, de acordo com o sistema de verificação de incapacidades (Decreto-lei nº 360/97 de 17 de Dezembro)
  • Outros…

Como é o processo de avaliação psicológica? 

  • 1ªfase: Realização de entrevista clínica
  • 2ªfase: Realização de testes
  • 3ªfase: Entrega de relatórios

 

   

 

 

Apoio Psicológico/Psicopedagogia

O Apoio Psicológico é uma forma de terapia em que o paciente procura, com o auxílio e orientação do psicólogo, expressar os seus problemas e ansiedades, tentando investigar as causas e encontrar soluções para o seu mal-estar e sofrimento.

É um apoio de curta duração, com um número de sessões pré-estabelecido, focalizado no presente e dirigido para o alívio e compreensão de um problema concreto que perturba o paciente.

Procura-se promover a autonomia, o auto-conhecimento e as competências de resolução de problemas do paciente, para que este recupere o equilíbrio e estabilidade num curto espaço de tempo.

 

Objectivos:

Desenvolver um conjunto de metodologias que visam o diagnóstico, o despiste e a intervenção psicopedagógico ao nível do desenvolvimento global da criança ou do jovem, bem como do seu sucesso escolar e pessoal.

  • Possibilitar uma situação de escuta e empatia
  • Promover a autonomia e desenvolver competências de resolução de problemas
  • Capacitar o paciente para lidar com situações de vida problemáticas

Destinatários:

  • Crianças e Adolescentes
  • Adultos/Idosos (serviço ainda não disponível)

sujeitos a:

  • Períodos de transição difíceis, como luto, crises profissionais, dificuldades escolares, divórcio;
  • Mudanças de fase de vida, como puberdade e adolescência, envelhecimento, resolução de conflitos pessoais, conjugais, familiares, profissionais;
  • Outros transtornos que originem sofrimento ou limitação das potencialidades pessoais.

 

Deve-se recorrer ao Apoio Psicológico/Psicopedagógico para efectuar:

  • Acompanhamento individualizado de acordo com os resultados obtidos na Avaliação, tendo sempre como apoio os pais e os agentes educativos
  • Dificuldades de aprendizagem generalizadas, baixo rendimento escolar
  • Dificuldades de aprendizagem específicas (dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia)
  • Défices cognitivos
  • Dificuldades emocionais (situações de depressão, ansiedade, fobias, pânico, entre outros)
  • Dificuldades de atenção/concentração
  • Défices de auto-estima e auto-conceito
  • Distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, etc.)
  • Problemas comportamentais e de agressividade
  • Dificuldades de adaptação à escola
  • TDA (Transtorno de défice de atenção) e TDAH (Transtorno de défice de atenção e hiperatividade)
  • Perturbações de personalidade
  • Situações de bulling
  • Ciúme patológico/problemas conjugais/divórcio
  • Socialização
  • Outros

Como decorre um processo de Apoio Psicológico?

 Não tem uma duração pré-definida. No entanto compreende diversas fases:

  • 1ª fase: entrevista clínica com o paciente
  • 2ª fase: definição do número de sessões e dos objectivos a alcançar
  • 3º fase: intervenção terapêutica, com sessões de apoio psicológico de 45 min
  • 4º fase: reavaliação/balanço de resultados

 

Orientação Escolar e Vocacional

Consiste na avaliação das aptidões, capacidades e áreas de interesse de um indivíduo, de forma a orientar o processo de escolha de um curso, área de estudo ou profissão.

Objectivos:

  • Proporcionar um maior conhecimento das opções e oportunidades disponíveis
  • Promover o auto-conhecimento e contribuir para a consolidação de ideias e expectativas
  • Possibilitar uma tomada de decisão, face ao futuro, consciente, adequada e satisfatória.

Destinatários:

  • Alunos que se encontrem no 9º Ano do ensino básico, para que tomem decisão quanto à área de estudos que vão frequentar no 10º Ano do ensino secundário;
  • Alunos do 10º ou 11º ano que pretendam reajustamento da área de estudos;
  • Alunos que se encontrem no 12º Ano do ensino secundário, para que tomem decisão quanto ao curso de ingresso no ensino superior.

Processo:

  • Entrevista inicial e realização de testes (Interesses e Aptidões)
  • Saídas profissionais
  • Tomada de decisão
  • Entrega de relatório na presença do(s) encarregado(s) de educação 

O processo de Orientação Escolar e Vocacional poderá ser complementado com testes de avaliação Cognitivo-intelectual e de Personalidade.

 

 

Outras Intervenções em Grupo

  • Desenvolvimento de técnicas para aumento de Atenção/Concentração;

  • Promoção de Competências Escolares (Hábitos de Estudo, Métodos, Testes, Trabalhos, Pesquisa, etc.);

  • Promoção Cognitiva (Compreensão, Raciocínio);

  • Desenvolvimento Sócio-Afectivo;

  • Promoção de Competências Sociais.

 

 

Psicologia

 

 

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