
Avaliação Psicológica/Psicopedagógica
Neste processo, de carácter individual, recolhe-se informação acerca do funcionamento psicológico e/ou capacidades cognitivas do individuo através da aplicação de testes.
Objectivos:
- Avaliar e caracterizar os diferentes aspectos da personalidade
- Avaliar o desenvolvimento Cognitivo-Intelectual
- Reunir informações necessárias para a realização de um diagnóstico e delinear um plano de intervenção.
Destinatários:
- Crianças e Adolescentes: Esta avaliação surge quando há motivos de preocupação por parte dos pais ou agentes educativos, resultantes de sintomatologia/queixas/referenciações diversas, tais como dificuldades escolares, problemas comportamentais e de agressividade, problemas emocionais.
- Adultos (serviço ainda não disponível)
Deve-se recorrer à Avaliação Psicológica para efectuar:
- Avaliação cognitivo-intelectual
- Exame de personalidade e do desenvolvimento sócio-emocional (hiperactividade, agressividade, outros…)
- Despiste de dislexia e de dificuldades de aprendizagem
- Avaliação para ingresso antecipado no primeiro ano do ensino básico (Decreto Legislativo Regional nº22/2005/A, art9º)
- Avaliação de competências escolares
- Orientação escolar e profissional
- Realização de diagnósticos clínicos
- Avaliação com vista à organização de processos de reforma, de acordo com o sistema de verificação de incapacidades (Decreto-lei nº 360/97 de 17 de Dezembro)
- Outros…
Como é o processo de avaliação psicológica?
- 1ªfase: Realização de entrevista clínica
- 2ªfase: Realização de testes
- 3ªfase: Entrega de relatórios
Apoio Psicológico/Psicopedagogia
O Apoio Psicológico é uma forma de terapia em que o paciente procura, com o auxílio e orientação do psicólogo, expressar os seus problemas e ansiedades, tentando investigar as causas e encontrar soluções para o seu mal-estar e sofrimento.
É um apoio de curta duração, com um número de sessões pré-estabelecido, focalizado no presente e dirigido para o alívio e compreensão de um problema concreto que perturba o paciente.
Procura-se promover a autonomia, o auto-conhecimento e as competências de resolução de problemas do paciente, para que este recupere o equilíbrio e estabilidade num curto espaço de tempo.
Objectivos:
Desenvolver um conjunto de metodologias que visam o diagnóstico, o despiste e a intervenção psicopedagógico ao nível do desenvolvimento global da criança ou do jovem, bem como do seu sucesso escolar e pessoal.
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Possibilitar uma situação de escuta e empatia
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Promover a autonomia e desenvolver competências de resolução de problemas
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Capacitar o paciente para lidar com situações de vida problemáticas
Destinatários:
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Crianças e Adolescentes
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Adultos/Idosos (serviço ainda não disponível)
sujeitos a:
- Períodos de transição difíceis, como luto, crises profissionais, dificuldades escolares, divórcio;
- Mudanças de fase de vida, como puberdade e adolescência, envelhecimento, resolução de conflitos pessoais, conjugais, familiares, profissionais;
- Outros transtornos que originem sofrimento ou limitação das potencialidades pessoais.
Deve-se recorrer ao Apoio Psicológico/Psicopedagógico para efectuar:
- Acompanhamento individualizado de acordo com os resultados obtidos na Avaliação, tendo sempre como apoio os pais e os agentes educativos
- Dificuldades de aprendizagem generalizadas, baixo rendimento escolar
- Dificuldades de aprendizagem específicas (dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia)
- Défices cognitivos
- Dificuldades emocionais (situações de depressão, ansiedade, fobias, pânico, entre outros)
- Dificuldades de atenção/concentração
- Défices de auto-estima e auto-conceito
- Distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, etc.)
- Problemas comportamentais e de agressividade
- Dificuldades de adaptação à escola
- TDA (Transtorno de défice de atenção) e TDAH (Transtorno de défice de atenção e hiperatividade)
- Perturbações de personalidade
- Situações de bulling
- Ciúme patológico/problemas conjugais/divórcio
- Socialização
- Outros
Como decorre um processo de Apoio Psicológico?
Não tem uma duração pré-definida. No entanto compreende diversas fases:
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1ª fase: entrevista clínica com o paciente
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2ª fase: definição do número de sessões e dos objectivos a alcançar
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3º fase: intervenção terapêutica, com sessões de apoio psicológico de 45 min
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4º fase: reavaliação/balanço de resultados
Orientação Escolar e Vocacional
Consiste na avaliação das aptidões, capacidades e áreas de interesse de um indivíduo, de forma a orientar o processo de escolha de um curso, área de estudo ou profissão.
Objectivos:
- Proporcionar um maior conhecimento das opções e oportunidades disponíveis
- Promover o auto-conhecimento e contribuir para a consolidação de ideias e expectativas
- Possibilitar uma tomada de decisão, face ao futuro, consciente, adequada e satisfatória.
Destinatários:
- Alunos que se encontrem no 9º Ano do ensino básico, para que tomem decisão quanto à área de estudos que vão frequentar no 10º Ano do ensino secundário;
- Alunos do 10º ou 11º ano que pretendam reajustamento da área de estudos;
- Alunos que se encontrem no 12º Ano do ensino secundário, para que tomem decisão quanto ao curso de ingresso no ensino superior.
Processo:
- Entrevista inicial e realização de testes (Interesses e Aptidões)
- Saídas profissionais
- Tomada de decisão
- Entrega de relatório na presença do(s) encarregado(s) de educação
O processo de Orientação Escolar e Vocacional poderá ser complementado com testes de avaliação Cognitivo-intelectual e de Personalidade.
Outras Intervenções em Grupo
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Desenvolvimento de técnicas para aumento de Atenção/Concentração;
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Promoção de Competências Escolares (Hábitos de Estudo, Métodos, Testes, Trabalhos, Pesquisa, etc.);
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Promoção Cognitiva (Compreensão, Raciocínio);
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Desenvolvimento Sócio-Afectivo;
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Promoção de Competências Sociais.
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